Quantcast
Investigação

Gengibre: uma alternativa aos antibióticos?

gengibre

Um grupo de investigadores estudou as bactérias presentes nos dejetos de porcos depois destes serem alimentados com um pré-biótico (inulina) e com um pó feito à base de raiz de gengibre. As conclusões mostram que o gengibre tem “grande potencial” como pré-biótico, fibras conhecidas por estimular a produção da flora bacteriana, favorecendo a saúde intestinal e o seu correto funcionamento.

O objetivo dos cientistas era estudar a possibilidade da inulina e do gengibre servirem de alternativa aos antibióticos. Assim, aos porcos que participaram no estudo foi-lhes dado um alimento que continha um antibiótico (tetraciclina), gengibre e inulina, em separado. Depois, foi criado também um grupo de controlo.

De acordo com os resultados, os micróbios benéficos como Bacteroides intestinalis, Eubacterium oxidoreducens, Selonomonas sp., Methylobacterium sp. e Denitrobacter sp. encontraram-se em maior quantidade nos porcos alimentados com suplementos de inulina. Por outro lado, as bactérias Bacteroides intestinalis, Selonomonas sp., y Phascolarcobacterium faecium foram encontradas em maior quantidade nos animais que foram alimentados com gengibre.

Baseando-se nestes resultados, os investigadores sugerem que existe potencial no gengibre como pré-biótico para substituir os antibióticos na dieta dos porcos em fase de crescimento.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?