Quantcast
 

Fragmentação florestal acelera extinção de faunas autóctones

Fragmentação florestal acelera extinção de faunas autóctones

Os resultados de um estudo realizado por uma equipa internacional de cientistas, publicado na revista científica Science, indicam que daqui a duas décadas irão desaparecer quase todos os pequenos mamíferos que viviam em fragmentos de floresta tropical na Tailândia.

Luke Gibson, da Universidade Nacional de Singapura, e colegas, queriam perceber se as espécies autóctones desses habitats conseguiriam sobreviver o tempo suficiente para permitir a criação de corredores entre os fragmentos e compensar assim os efeitos nefastos do isolamento ecológico.

No estudo, os cientistas utilizaram como laboratório natural o reservatório hidroelétrico de água de Chiew Larn, cuja inundação em finais dos anos 1980 deu origem a mais de 100 ilhas de floresta tropical. Por duas vezes realizaram um inventário da fauna em 16 desses fragmentos florestais.

 

Nos fragmentos com menos de 10 hectares todos os pequenos mamíferos estavam extintos passados cinco anos, e nos fragmentos com 10 a 56 hectares, o mesmo acontecera ao fim de 25 anos.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?