Animais de Estimação

‘Eu cuido’: o projeto que sensibiliza os alunos para os animais de estimação

O Dia Mundial do Animal foi a data escolhida para lançar o projeto educativo ‘Eu Cuido’, que pretende sensibilizar os alunos do 1º ciclo para a saúde, bem-estar, comportamentos e necessidades dos animais de estimação.

Focado no cão e gato – as espécies mais comuns nos lares portugueses – o projeto vive de sessões lúdicas conduzidas por um formador através de vídeos temáticos em que a personagem principal é uma médica veterinária. Em sala vão estar ainda animais especiais, como cães-polícia das unidades especiais cinotécnicas da Polícia de Segurança Pública.

Mudar mentalidades desde cedo

O projeto visa contribuir para a mudança de mentalidades desde a infância e procura dar resposta a perguntas como ‘quais os comportamentos do cão e do gato?’ ou ‘que atitudes devemos ter quando estamos próximos destes animais?’.

No ano letivo de 2018/2019, o projeto vai chegar às escolas da Grande Lisboa, Grande Porto e Algarve. “Este projeto arrancou em fase piloto no ano letivo passado e foi muito bem aceite pela comunidade escolar. Impactámos mais de 4000 alunos, 200 professores, 175 turmas e 33 escolas. Agora, queremos que a mensagem deste projeto chegue mais longe, desafiando por isso mais entidades a juntarem-se a nós como parceiros”, referiu Filipa Herédia, coordenadora do projeto que conta com a colaboração da Mars Iberia, Royal Canin, Ordem dos Psicólogos Portugueses e PSP.