Quantcast
Investigação

Estudo analisa recuperação de felinos de acordo com protocolo de sedação

gato no veterinário Veterinária Atual

Um estudo recentemente publicado na revista científica Journal of Feline Medicine and Surgery comparou a eficácia do processo de recuperação após cirurgias em gatos sedados com diferentes combinações de anestésicos.

De acordo com as conclusões foram comparadas as combinações de clorhidrato de xilacina (1 mg/kg) com clorhidrato de ketamina (3 mg/kg) (XK), e de clorhidrato de dexmedetomidina (5 µg/kg) com clorhidrato de ketamina (3 mg/kg) (DK) em seis gatas castradas para se realizar uma eletrorretinografia. Para efeitos de estudo, foram registados o efeito sedante, o tempo de reversão da sedação e as variáveis fisiológicas dos seis animais.

Depois da eletrorretinografia, os investigadores esperaram 30 minutos para reverter a sedação com ioimbina nos casos de combinação XK e com atipamezol nos casos de combinação DK. De acordo com os resultados, ambas as combinações se mostraram eficazes e com efeitos semelhantes, contudo as gatas sedadas com a combinação XK levaram mais tempo a conseguir levantar a cabeça.

Além disso, os autores do estudo referem que “a única diferença significativa nos resultados da eletrorretinografia foi uma onda b mais ampla no grupo tratado com a combinação dexmedetomidina-ketamina.”

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?