Quantcast
 

Espanha já tem vacina contra a leishmaniose

Congresso de Especialidades Veterinárias em abril

Passados oito meses desde o lançamento da vacina contra a leishmaniose em Portugal, a Virbac vai passar a disponibilizar as primeiras doses de vacinação em Espanha, onde em cada 100 cães aparecem cinco novos casos por ano desta doença.

Na Europa, onde os números apontam para 2,5 milhões de cães infetados, apenas mais dois países estão preparados para garantir a proteção do animal contra esta doença: França e Grécia.

A leishmaniose canina constitui uma séria ameaça, especialmente em Portugal, zona considerada endémica. Trata-se de uma doença perigosa, incapacitante e mortal, causada por uma infeção parasitária, que “é transmitida através da picada de flebótomos infetados, erradamente chama­dos de mosquitos”, esclarece a Virbac em comunicado.

 

A única forma de garantir que o sistema imunitário do cão estará preparado para resistir à doença é a vacinação, que eleva o patamar de proteção do animal. O programa completo de vacinação inclui três injeções administradas com três semanas de intervalo e confere ao cão uma proteção interna duradoura contra a doença. Depois será necessária apenas uma revacinação anual para manter os níveis de resistência imunitária.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?