De acordo com o estudo, este tipo de doenças são mais frequentes em raças de cães pequenas, aumentando a incidência à medida que o animal vai crescendo. Nos estudos de prevalência foi possível concluir que cerca de 84% dos beagles estudados com mais de três anos sofria deste tipo de doenças, assim como 100% dos caniches com mais de quatro anos.
A investigação, que determinou a taxa de progressão das doenças periodontais em schnauzers miniatura, avaliou cães desta raça que recebiam um regime de cuidados orais regulares antes do estudo para, assim, verificar os níveis de gengivite e periodontite.
Dos cerca de 2155 dentes avaliados, todos entraram no estudo com um certo nível de gengivite. 23 sofriam de periodontite, doença observada em 12 cães com idades entre os 1,3 anos e os 6,9 anos. 35 cães tinham pelo menos 12 dentes que estavam a progredir para periodontite e dos dentes que de facto progrediram para a doença, 54% eram incisivos.
*Marshall MD, Wallis CV, Milella L, Colyer A, Tweedie AD, Harris S. A longitudinal assessment of periodontal disease in 52 miniature schnauzers. BMC Vet Res. 2014 Sep 1;10(1):166.