Foram encontrados cerca de 200 ossos pertencentes a 20 indivíduos em diferentes estágios de desenvolvimento, o que possibilitou aos investigadores estudarem o crescimento dos dinossauros ainda dentro dos ovos.
Intitulado “Embryology of Early Jurassic dinosaur from China with evidence of preserved organic remains”, este artigo científico foi publicado na revista Nature e é da responsabilidade de Robert R. Reisz, Timothy D. Huang, Eric M. Roberts, ShinRung Peng, Corwin Sullivan, Koen Stein e Aaron R. H. LeBlanc.
Os ossos descritos no estudo pertenciam a embriões do Lufengosaurus, um dinossauro muito comum na região no começo do Período Jurássico. De pescoço longo, este dinossauro chegava a medir oito metros em idade adulta.
“Estamos a abrir uma nova janela para a vida dos dinossauros. Esta é a primeira vez em que somos capazes de rastrear o crescimento de dinossauros no estágio embrionário, enquanto eles se desenvolviam”, diz Robert Reisz, investigador da Universidade de Toronto responsável pelo estudo.