Quantcast
 

Cientistas criam ovócitos de ratinho a partir de células estaminais

Protestos contra Biotério da Fundação Champalimaud

Investigadores japoneses conseguiram gerar artificialmente ovócitos de ratinho tendo por base células estaminais. Mitinori Saitou, juntamente com a sua equipa da Universidade de Quioto, no Japão, vão publicar os resultados na revista Science.

As células estaminais eram embrionárias por um lado (retiradas de embriões de ratinhos nos seus primeiros estádios de desenvolvimento) e por outro lado células estaminais ‘pluripotentes induzidas’ (obtidas fazendo regressar células adultas ao estado embrionário através de uma manipulação genética).

Ao manipularem certos genes destas células estaminais, os investigadores transformaram-nas em células semelhantes às células germinais primordiais que, no embrião, são capazes de dar origem a ovócitos ou espermatozoides.

 

Davor Solter, do Instituto de Biologia Médica de Singapora, comenta que “é notável que seja possível produzir ovócitos capazes de levar ao desenvolvimento completo (dos animais) a partir de células estaminais embrionárias”.

Saitou e os colegas esperam conseguir eliminar a fase de transplante do ovário artificial para um ovário verdadeiro, para que seja possível gerar ovócitos viáveis in vitro, e segundo o jornal Público “pensam que esta técnica poderá levar ao desenvolvimento de novos tratamentos contra a infertilidade humana”.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?