A Câmara Municipal de Coimbra vai proceder a obras de requalificação do canil/gatil municipal ainda este ano. De acordo com a RTP, a notícia foi avançada pelo vereador responsável pelo gabinete médico-veterinário do município, Francisco Queirós.
O objetivo das obras é “garantir consideráveis melhorias nas condições de acolhimento dos animais e no seu bem-estar (com a criação de zonas de recreio para cães e gatos)” e permitir o licenciamento das instalações, que tem estado em stand-by “por causa de alguns aspetos de pormenor, que serão ultrapassados com os trabalhos projetados”, explicou o autarca citado pela RTP.
Em 2015, Coimbra atingiu a meta de zero abates de animais devido à sobrelotação do canil/gatil municipal, um resultado que, de acordo com Francisco Queirós foi possível “com a entrega e colaboração dos funcionários do SMV [Serviços Médico-Veterinários da Câmara], o envolvimento crescente dos voluntários, a criação de uma rede de famílias de acolhimento temporário e com a verdadeira promoção e dinamização duma política de adoção”.
No ano que terminou, deram entrada no canil/gatil de Coimbra cerca de 1600 animais, um crescimento de 17% face a 2014. Destes, cerca de 60 foram restituídos aos donos e cerca de 670 foram adotados por novos donos.
Recorde-se que em 2015, o Município de Coimbra venceu o Prémio Inovação dos Prémios Veterinária Atual com o projeto Medicina de Canis e Gatis.