O cancro já é a principal causa de morte dos cães e gatos dos países desenvolvidos. Quem o diz é o site O Globo, que revela que no Brasil os números parecem indicar que em breve esta será também a principal causa de mortes dos animais de companhia no Brasil.
“A literatura médica veterinária é ampla ao relacionar o aumento da longevidade dos animais ao aparecimento de doenças complexas — por isso o avanço do cancro nos países desenvolvidos, onde a prevenção via vacinas, o desenvolvimento da tecnologia diagnóstica e terapêutica e a oferta de rações equilibradas estão alguns passos à frente”, refere a publicação.
Andrigo Barboza de Nardi, investigador do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), defende que “o Brasil tem como desafio o combate ao cancro de mama nos cães, o tipo de tumor canino mais comum no país”. Além disso, a publicação revela que fatores como mutações genéticas, poluição e dieta podem ter impacto na imunidade dos animais.
Nos últimos anos têm surgido vários estudos que mostram que os tumores caninos podem ajudar a encontrar cura para os tumores humanos, já que oferecem pistas acerca do funcionamento da doença no organismo. Nesse sentido é cada vez mais comum uma abordagem integrada – veterinária e humana – ao cancro, já que a doença apresenta padrões semelhantes entre as espécies.