Quantcast
Animais

Aves têm nova árvore evolutiva

Identificadas 15 novas espécies de aves na Amazónia

Um grupo de 200 cientistas analisou a informação genética de 48 espécies de aves e criou uma nova árvore evolutiva para estes animais. A descoberta é da responsabilidade do Avian Phylogenomics Consorcium, que já gerou 29 artigos científicos sobre o tema.

A árvore filogenética, árvore da classe das aves, criada pelos cientistas demonstra que depois da extinção dos dinossauros e de outras espécies, as linhagens de aves que sobreviveram geraram mais de 10 mil espécies.

Através da análise, os investigadores conseguiram perceber de que forma evoluem os cromossomas sexuais das aves, como se procede o voo a nível molecular, a razão para a perda dos dentes e a aprendizagem vocal.

Em declarações ao Observador, Agostinho Antunes, investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental que colaborou na investigação, explicou que as 48 espécies estudadas foram escolhidas com o objetivo de “representarem o melhor possível os grupos que existem.”

A comparação do material genético das aves com o dos répteis permitiu perceber que o ADN das aves tem menos sequências repetidas e que este genoma mais pequeno aparece sobretudo nas aves que voam.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?