Quantcast
 

Aves “observadas” online

Aves "observadas" online

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) acaba de lançar o portal PortugalAves com o objectivo de promover a troca de informações entre observadores de aves nacionais e estrangeiros.

Disponível em www.worldbirds.org/v3/portugal.php, este portal pretende criar uma base de dados para o registo de observações de aves: no jardim, em saídas de campo, a caminho do emprego ou da escola. O portal permite ainda gerir e partilhar listas de birdwatching ou pesquisar vários dados sobre a ocorrência de espécies de aves no território nacional.

«A ideia do Worldbirds/PortugalAves é simples: embora milhões de birdwatchers saiam à rua todos os dias para ver aves, a maior parte da informação colhida fica retida em cadernos de campo pessoais. Estes dados, se partilhados e inseridos voluntariamente num portal atraente de listas de observação de aves, poderá ser muito útil, sobretudo com o acumular de observações, não só para os observadores, mas também para profissionais de conservação da natureza, que assim poderão ter acesso a uma base de dados que pode ser utilizada para análise de distribuição, ocorrência e abundância das espécies», refere Ana Meirinho, responsável pelo projecto na SPEA.

O PortugalAves consiste na versão portuguesa de uma plataforma de registo online de dados de observação de aves, chamada Worldbirds – neste momento esta plataforma está activa e a ser utilizada em 135 países.

 

 

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?