A conclusão é de um estudo realizado por investigadores do Brasil: o ácido hialurónico pode ajudar a melhorar os sinais clínicos da osteoartrite induzida por displasia da anca em cães. De acordo com os responsáveis pela descoberta, as propriedades moleculares do ácido hialurónico favorecem a viscosidade e a lubrificação das cartilagens, o que faz deste uma boa alternativa.
O objetivo do estudo era comparar a eficácia clínica da utilização intra-articular do ácido hialurónico com o tratamento tradicional administrado por via oral em cães com osteoartrite na articulação da anca.
Assim, 16 cães distribuídos em dois grupos foram submetidos a tratamentos distintos de forma a avaliar a eficácia de cada um. Depois, todos os animais foram avaliados por um médico veterinário em cinco ocasiões distintas e o proprietário do animal teve que preencher um formulário de avaliação HCPI (Helsinki Chronic Pain Index) e CBPI (Canine Brief Pain Inventory).
De acordo com os investigadores, ambos os tratamentos se mostraram eficazes, contudo, os resultados mais significativos foram obtidos nos animais que receberam as injeções de ácido hialurónico.