Quantcast
Gripe Aviária

Zona de prevenção da gripe aviária alargada no Reino Unido

Comissão Europeia aprova 32 M€ em apoios para produtores afetados pela gripe aviária

A zona de prevenção da gripe aviária no Reino Unido foi recentemente alargada, depois de indicação do Chief Veterinary Officer. De acordo com a publicação MRCVS online, os produtores de aves estão a ser aconselhados a manter os seus animais no interior até ao próximo dia 28 de fevereiro, de forma a mantê-los afastados das aves selvagens.

Em causa está a gripe aviária da estirpe H5N8, detetada em dezembro de 2016 numa quinta de Inglaterra e que desde então já foi encontrada noutros países europeus.

De acordo com Nigel Gibbens, Chief Veterinary Officer do Reino Unido, “a recente descoberta da estirpe H5N8 em aves selvagens e em aves de produção no País de Gales demonstra o quanto é essencial minimizar o contacto entre aves selvagens e aves de produção de forma a manter uma boa biossegurança e reduzir o risco de infeção. Devemos continuar vigilantes e a fazer tudo o que podemos contra esta estirpe altamente patogénica da doença, razão pela qual estamos a estender a zona de prevenção, introduzimos uma proibição ao agrupamento de aves e continuamos a fortalecer a vigilância para perceber melhor qual a extensão da infeção em aves selvagens”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?