O excesso da exposição aos raios de sol (nomeadamente a temperaturas até 42ºC) podem provocar uma perda de líquidos corporais nos animais. A MSD Animal Health alertou para a prevenção desses efeitos.
De acordo com o PortalVeterinaria, a perda de fluidos corporais nos cães causa um espessamento do sangue, de modo que a sua circulação se torna mais lenta. Por consequência, dificulta o funcionamento do sistema circulatório e acaba por causar uma diminuição progressiva do transporte de oxigénio em todo o corpo.
Para evitar estas situações, recomenda-se evitar deixá-los em veículos ou em terraços envidraçados, amarrá-los no exterior ou fazer passeios quando a temperatura está demasiado alta. Estas dicas são ainda mais importantes em raças braquicefálicas.
Entre os sinais da exposição excessiva ao calor estão a produção abundante de baba e uma respiração ofegante, assim como sinais de inquietação e nervosismo.
Já nos gatos, a MSD Animal Health alerta para a importância de garantir um ambiente fresco. Entre os sintomas estão uma respiração ofegante, a dificuldade em respirar, vermelhidão intensa das membranas mucosas, febre ou vómitos.