Quantcast
Médicos veterinários

Médica veterinária lança medalhas de identificação para animais

Uma médica veterinária de animais de companhia acaba de lançar uma marca de medalhas de identificação personalizadas para animais de estimação. O projeto, cujo nome faz jus à sua missão — Identifica-me — foi lançado online ontem e pretende sensibilizar os tutores para a importância da identificação dos animais, seja através de medalhas ou com a colocação de microchip, mas também para a adoção responsável.

Com interesse especial pelas áreas de nutrição clínica e medicina interna, Sílvia Honrado teve a ideia de criar a Identifica-me há três anos, mas, entre a dissertação de mestrado e dois estágios — um, curricular, na FCAV/Unesp, no Brasil, e outro, profissional, no Hospital Veterinário Principal, na Charneca da Caparica —, o projeto foi ficando para segundo plano.

“Após meses e meses a pensar num nome, acabou por surgir uma designação bastante óbvia — Identifica-me. Enquanto médica veterinária e cidadã consciente do número de animais perdidos todos os anos em Portugal, pretendo apelar à colocação de medalhas identificativas e microchip nos cães e nos gatos”, conta, por e-mail, à VETERINÁRIA ATUAL.

O site da marca portuguesa inclui mais de 40 medalhas identificativas, todas com padrões diferentes, feitas de alumínio e revestidas com duas camadas protetoras contra a corrosão e os raios ultravioleta. Estas podem ser personalizadas com o nome do animal e contactos do detentor.

Mas, além de identificar os animais de estimação, o objetivo de Sílvia Honrado é também promover a adoção responsável. Para isso, a médica veterinária uniu esforços com cinco associações de proteção animal: a Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso, O Cantinho da Milú, ResGato, CãoViver e União Para a Proteção dos Animais.

“Cada medalha tem o nome de um animal que está para adoção. Ao clicar-se em cima de cada uma das medalhas, está disponível informação sobre o respetivo animal”, explica a médica veterinária. É por este motivo que algumas das medalhas à venda no site da Identifica-me aparecem já nomeadas — Thor, Bingo, Rudolfo, Tina, entre outros —, sendo dedicadas aos animais que se encontram nas associações parceiras da marca à espera de uma família.

Por agora, Sílvia estabeleceu parcerias com cinco associações, mas fica a promessa: “Espero associar-me com mais em breve.”

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?