Uma médica veterinária de animais de companhia acaba de lançar uma marca de medalhas de identificação personalizadas para animais de estimação. O projeto, cujo nome faz jus à sua missão — Identifica-me — foi lançado online ontem e pretende sensibilizar os tutores para a importância da identificação dos animais, seja através de medalhas ou com a colocação de microchip, mas também para a adoção responsável.
Com interesse especial pelas áreas de nutrição clínica e medicina interna, Sílvia Honrado teve a ideia de criar a Identifica-me há três anos, mas, entre a dissertação de mestrado e dois estágios — um, curricular, na FCAV/Unesp, no Brasil, e outro, profissional, no Hospital Veterinário Principal, na Charneca da Caparica —, o projeto foi ficando para segundo plano.
“Após meses e meses a pensar num nome, acabou por surgir uma designação bastante óbvia — Identifica-me. Enquanto médica veterinária e cidadã consciente do número de animais perdidos todos os anos em Portugal, pretendo apelar à colocação de medalhas identificativas e microchip nos cães e nos gatos”, conta, por e-mail, à VETERINÁRIA ATUAL.
O site da marca portuguesa inclui mais de 40 medalhas identificativas, todas com padrões diferentes, feitas de alumínio e revestidas com duas camadas protetoras contra a corrosão e os raios ultravioleta. Estas podem ser personalizadas com o nome do animal e contactos do detentor.
Mas, além de identificar os animais de estimação, o objetivo de Sílvia Honrado é também promover a adoção responsável. Para isso, a médica veterinária uniu esforços com cinco associações de proteção animal: a Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso, O Cantinho da Milú, ResGato, CãoViver e União Para a Proteção dos Animais.
“Cada medalha tem o nome de um animal que está para adoção. Ao clicar-se em cima de cada uma das medalhas, está disponível informação sobre o respetivo animal”, explica a médica veterinária. É por este motivo que algumas das medalhas à venda no site da Identifica-me aparecem já nomeadas — Thor, Bingo, Rudolfo, Tina, entre outros —, sendo dedicadas aos animais que se encontram nas associações parceiras da marca à espera de uma família.
Por agora, Sílvia estabeleceu parcerias com cinco associações, mas fica a promessa: “Espero associar-me com mais em breve.”