Médicos Veterinários

Como cuidar da sua saúde mental durante a pandemia

Burnout: o ABC da doença profissional de que todos falam
Perante as medidas de distanciamento social implementadas pelo Governo, a Vetlife, uma instituição de caridade britânica de saúde mental para o setor veterinário, elaborou várias recomendações sobre o impacto na saúde mental para a profissão durante este período de pandemia da Covid-19.

A MRCVS online selecionou algumas das orientações e informações chave divulgadas pela Vetlife.

  1. Evitar sobrecarga de informação

Apesar de ser importante estar a par da situação, a Vetlife recomenda que as pessoas só procurem atualizações de informações em horários específicos do dia. Recomendando que vejam as notícias cerca de duas vezes por dia e a partir de uma fonte confiável, limitar a quantidade de informação a que se expõe pode ajudar a prevenir a ansiedade e angústia. O excesso de exposição às notícias pode aumentar a preocupação e pode privilegiar a disseminação de desinformação.

  1. Manter das ligações

O isolamento, o distanciamento social e as regras de quarentena limitam o contacto físico com os nossos amigos e família durante este período. No entanto, é necessário manter o contacto com a família e amigos durante este período, principalmente para o bem-estar mental. A Vetlife sugere manter o contacto social regular através das redes sociais, videochamadas ou telefone.

  1. Criar uma rotina

Se está em teletrabalho pode sentir-se desorientado, principalmente se tem outras pessoas ao seu encargo, como crianças. É necessário manter os horários habituais para facilitar a adaptação à mudança, por forma a manter alguma sensação de normalidade. Manter as rotinas de sono e de refeições pode ser fundamental. Aumentar o contacto com familiares ou amigos através de meios alternativos também poderá ajudar.

  1. Tome conta de si

O sono e o descanso são vitais para a saúde mental e perante uma pressão crescente são mais importantes do que nunca. Como profissionais de saúde, pode dedicar-se a cuidar dos outros, esquecendo-se de cuidar de si. A Vetlife sugere que deve tirar algum tempo para descansar, dormir, comer refeições regulares e manter-se hidratado. Além disto, deve dar prioridade aos dias de descanso e às pausas sempre que possível.

Poderá consultar mais informações e conselhos sobre sono aqui.

A Vetlife explica ainda que é importante ter a ligeira sensação de controlo em tempos adversos, por isso deverá identificar aspetos da vida e do trabalho que pode controlar, mantendo-os.