O Colégio de Médicos Veterinários de Madrid (Colvema) geriu, através de um seguro de responsabilidade civil incluído na taxa colegial, cerca de 200 processos nos últimos cinco anos, na sua maioria injustificados. Nesse período, quase 5% dos médicos veterinários registados na Colvema foram alvo de uma reclamação, avança o PortalVeterinaria.
“Não há dúvida de que o seguro evita o impacto económico, mas, acima de tudo, gera paz de espírito e segurança. A perfeita sincronização entre os serviços jurídicos da escola e a assistência jurídica prestada pela parte seguradora tornou-se, além disso, um escudo completo da defesa dos nossos membros”, considera a entidade colegial de Madrid.
“Num cenário em que uma certa cultura de sinistros se está a espalhar de forma imparável, faz mais sentido do que nunca ter um seguro especializado de responsabilidade civil que proteja o nosso património. O mundo veterinário não está de forma alguma alheio a esta realidade”, concluem.
De acordo com a organização, são vários os fatores que levam a que esta proteção adquira um papel especial na atividade profissional, nomeadamente uma regulação mais protecionista, o novo estatuto jurídico que está a ser formulado em torno do mundo animal e o surgimento de casos em torno do dano imaterial.