Os estudos são apoiados pela Al Equine e irão debruçar-se sobre duas temáticas: “Biomarcadores da performance e bem-estar em cavalos de resistência equestre” e “Biomarcadores genéticos de performance em cavalos de resistência”.
Durante o estudo, os investigadores vão fazer medições da temperatura ocular e cortisol salivar antes, durante e no final das competições, assim como fazer colheita de pêlos para extração de ADN e identificação de polimorfismos genéticos associados à performance.
O objetivo é determinar biomarcadores que possam servir de indicadores do bem-estar e rendimento desportivo em cavalos de resistência equestre.
Entre os principais investigadores encontram-se Isabel Fidalgo Carvalho, médica veterinária doutorada em Ciências Equinas, da Equigerminal, Mónica Mira, médica veterinária e aluna de doutoramento da Universidade de Évora, Rute Guedes dos Santos doutorada em Ciência Veterinárias, docente na Escola Superior Agrária de Elvas e Elsa Lamy, investigadora no Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas.