Quantcast
Animais Selvagens

Projeto Life Rupis devolve britango à natureza

libertação de britango Veterinária Atual

O projecto Life Rupis recolheu recentemente em Poiares, Freixo-de-Espada-à-Cinta, um britango adulto debilitado que não conseguia voar, depois do alerta de uma habitante da região à Associação Transumância e Natureza (ATN), um dos parceiros do projeto. A ave foi recolhida e transportada para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) e agora foi devolvida à natureza.

No CERVAS, a ave foi avaliada, alimentada e colocada em instalações de treino de voo, tendo em vista a sua recuperação no mais curto espaço de tempo possível. Depois disso, o animal foi ainda submetido a um despiste para eventuais situações de contaminação ou doença e foi equipado com um emissor GPS, que irá fornecer informações sobre as movimentações desta espécie no Douro Internacional, onde a espécie se cria e alimenta.

O britango foi batizado com o nome Poiares, localidade onde foi recolhido, e no passado dia 2 de junho foi libertado no Miradouro de Penedo Durão.

Joaquim Teodósio, coordenador do projeto Life Rupis, sublinha que “este é o segundo britango marcado no âmbito do projeto, depois do britango Rupis, que pode ser seguido online. Vamos continuar a desenvolver esforços para marcar mais aves ainda este ano, pois é vital para sabermos mais sobre esta espécie e assegurar a sua conservação no território do Douro Internacional e Arribes del Duero”.

O projeto Life Rupis foca-se na implementação de ações para reforçar as populações de águia-perdigueira e britango no Douro transfronteiriço, através da redução da mortalidade destas aves e do aumento do seu sucesso reprodutor.

O britango é o abutre mais pequeno da Europa e está classificado como c “Em Perigo” no território Europeu, onde as suas populações registaram um decréscimo de 50% nos últimos 40 anos e uma elevada perda de habitat.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?