Segurança Alimentar

BVA diz que veterinários são fundamentais para garantir segurança alimentar

A British Veterinary Association (BVA) pediu ao Departamento do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (DEFRA) britânico que considere com atenção o papel dos veterinários na proteção da saúde animal e humana e no asseguramento da segurança alimentar.

O pedido surge depois do organismo do Governo no Reino Unido ter feito cortes orçamentais que incluem cortes nas inspeções aos produtos pecuários e a utilização de pessoal “não-médico” para testar os animais.

“A BVA compreende as pressões a que os gastos públicos estão sujeitos e a necessidade de maior eficiência e redução na carga regulamentar. No entanto não podemos exagerar na importância destes cortes. Os cortes não podem pôr em causa a saúde animal, que quando comprometida pode ter sérias consequências na saúde humana e na produção alimentar”, explica a BVA.

“A nossa mensagem para a DEFRA é que não subestime o papel dos veterinários na segurança alimentar e na saúde animal e humana. Qualquer tentativa do Governo para reduzir a regulação do setor não deve aumentar o risco na saúde pública e na segurança alimentar”, conclui a organização.