Equinos

Basta meia hora de exercício ligeiro para reduzir peso de cavalos obesos

Basta meia hora de exercício ligeiro para reduzir peso de cavalos obesos

25 minutos de exercício ligeiro é quanto basta para reduzir o peso de cavalos com obesidade. A conclusão é de um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade de Melbourne, na Austrália, que sugere que exercício combinado com uma dieta pode ser a solução para a obesidade em equinos.

O estudo contou com uma amostra de 24 cavalos e póneis obesos que foram divididos por dois grupos: um dos grupos foi submetido a uma dieta à base de uma pequena quantidade de palha, alfafa e farinha de soja acompanhada de um suplemento de vitaminas e minerais; o outro grupo seguiu a mesma dieta e realizou um programa de exercícios baseado em trote energético de 15 minutos de duração e uma caminhada de cinco minutos antes e depois do trote, uma prática repetida cinco dias por semana durante três meses.

Os resultados agora publicados mostram que os cavalos do primeiro grupo reduziram ligeiramente o seu peso e aumentaram os níveis de adiponectina, uma hormona produzida pelas células gordas e que pressupõe um fator de risco para a Laminite. Por outro lado, os cavalos do segundo grupo apresentaram níveis baixos de leptina, uma hormona associada à obesidade.

Os investigadores sublinham, no entanto, a necessidade de reduzir a ingestão de calorias na dieta dos cavalos com excesso de peso ou obesos e recomendam o exercício de forma regular para tratar a doença.