A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), no âmbito do Dia do Médico Veterinário e o Dia do Animal (4 de outubro), destaca as questões ligadas à saúde pública e a importância da atuação da medicina veterinária na defesa de “Uma Só Saúde” para todos. A data é assinalada com a inauguração da nova sede da Ordem.
“Neste contexto, a profissão de médico veterinário extrapola o campo da saúde animal, pelo que deve ser considerado como um profissional de saúde que contribui para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo, exercendo um amplo papel na solução de desafios globais para a sociedade”, refere, citado em comunicado, o bastonário, Jorge Cid.
No balanço destes 31 anos da OMV, a Ordem destaca “a modernização e profissionalização da instituição, a defesa do exercício da profissão veterinária e dos interesses dos animais, nomeadamente, com a realização de estudos científicos, criação do programa Cheque Veterinário, iniciativas de apoio solidário e campanhas de sensibilização”.
“A redução do IVA nos Atos Médico-Veterinários, a aprovação do Ato Médico-Veterinário e o processo de licenciamento dos equipamentos radiológicos, têm sido alguns dos temas prioritários para a OMV que continuarão a ser debatidos, envolvendo o Governo e a sociedade”, informa a entidade.
“Iremos continuar a dar prioridade ao conceito de ‘Uma Só Saúde’, defendendo uma perspetiva integrada sobre temas transversais que envolvem o bem-estar humano, animal e ambiental e reconhecendo o amplo papel do médico veterinário”, declara Jorge Cid.