“Enriquecer a vida das pessoas através da dedicação à saúde e bem-estar animal” é o mote da Vetoquinol na celebração do seu 90º aniversário.
A empresa surgiu em 1933, quando Joseph Frechin, para ajudar um amigo que atuava na área da química, comprou um stock de quatro toneladas de oxiquinolina, um antisséptico usado na medicina humana. A partir daí teve a ideia de utilizar as propriedades antissépticas da oxiquinolina para tratar animais.
Joseph apelou ao seu pai, Charles, um médico veterinário conhecido na região, para testar o seu produto, que provou ser eficaz para o tratamento de várias doenças. A partir daí, este medicamento, chamado “Vetoquinol”, começou a ser comercializado em várias formas, tais como comprimidos solúveis, géis e pomadas.
Em 1962, a empresa expandiu-se e acrescentou um departamento veterinário chamado Vetoquinol às suas atividades farmacêuticas. Nessa altura, mais de 80 pessoas trabalhavam para esta entidade. Em 1963, Etienne Frechin, filho de Joseph, juntou-se à empresa para se encarregar do seu desenvolvimento.
Em abril de 2001, Matthieu Frechin juntou-se à empresa do seu pai e tornou-se CEO da Vetoquinol em 2010, a terceira geração da família Frechin a dirigir a empresa.
Entre 2017 e 2022, a empresa registou um crescimento de vendas de 50%. Atualmente, a Vetoquinol concentra-se em animais de companhia e gado na Europa, nas Américas e na Ásia-Pacífico.