A Federação dos Veterinários da Europa (FVE), enquanto organização fundadora do Comité Europeu de Coordenação da Formação Veterinária (ECCVT), reconheceu a “excecional” resposta do setor à recente consulta pública sobre uma diretiva da União Europeia (UE) relativa aos requisitos mínimos de formação para os profissionais veterinários.
Segundo a comunicação da FVE, foram 109 os contributos recebidos, tendo sido provenientes de instituições de ensino, associações veterinárias e veterinários individuais de toda a Europa.
Segundo a FVE, graças à voz unificada da nossa profissão, os requisitos mínimos de formação foram atualizados para refletir alguns dos desenvolvimentos mais recentes na medicina veterinária. Em concreto, a nova versão da diretiva inclui:
– Atribuições clínicas alargadas para os profissionais, com referência mais clara à avaliação da dor, sedação e eutanásia;
– A inclusão da necessidade de competências em biossegurança e na abordagem One Health;
– Novas competências profissionais com foco na comunicação, no trabalho em equipa e na gestão da prática clínica;
– Competências digitais adaptadas às necessidades tecnológicas atuais e futuras.
No entanto, o ECCVT expressou a sua desilusão pelo facto de a diretiva ainda não reconhecer formalmente o sistema de acreditação existente, nem ter atualizado o anexo com a lista de matérias a lecionar.
O Comité Europeu de Coordenação da Formação Veterinária sublinhou ainda que esta resposta coletiva demonstra “o compromisso da nossa profissão com a excelência e a colaboração proativa”.

Image generator/ChatGPT
