Medicina Veterinária

Como reduzir o stresse nas visitas ao veterinário

Espanha vai ter Confederação Empresarial Veterinária

Muitos animais de companhia experienciam stresse nas visitas ao veterinário, mas existem algumas formas de controlar ou reduzir o stresse. O site DVM360.com apresentou uma lista com algumas dicas que ajudam cães e gatos durante as visitas às clínicas veterinárias. Partilhamos algumas:

Brinque com os animais

Um dos exemplos dados pelo website é o de um médico veterinário que utiliza uma bola de ténis para captar a atenção dos cães e para os distrair do ambiente envolvente.

Food puzzles

Ter puzzles de comida na sala onde atende os animais permite interagir de outra forma e proporcionar uma brincadeira agradável durante a ida ao veterinário.

Toalhas com feromonas

Mantenha um cesto com toalhas com feromonas à entrada da clínica. O cheiro ajuda a relaxar os animais, que desta forma se sentem bem assim que entram na clínica.

Massaje os animais

Alguns animais relaxam instantaneamente se forem massajados no peito e nas costas.

Brinquedos e trepadeiras

Dê aos gatos a oportunidade de explorarem a sala com trepadeiras e objetos que lhes permitam saltar.

Promova visitas de relaxamento

Encoraje os donos dos animais a levar os animais de companhia até à sua clínica só para que sejam massajados e para que recebam ‘mimos’. O objetivo é que associem a clínica com bons momentos e que fiquem a conhecer a sua equipa.

Tome nota

Registe num arquivo as preferências de cada animal e a estratégia que melhor funciona com ele para reduzir os níveis de stresse.