Quantcast
Novidade

DGAV lança plataforma online Medvet

MedVet plataforma DGAV

A plataforma digital Medvet – Base de Dados de Medicamentos, Produtos e Biocidas de uso Veterinário – foi lançada ontem no Auditório da Direção de Alimentação e Veterinária (DGAV), em Oeiras.

A partir de agora existe a disponibilização pública da base de dados oficial Medvet, facilitando o acesso e consulta de informação relevante para uma utilização correta e racional dos medicamentos veterinários. Acessível a médicos veterinários, associações, stakeholders e seus colaboradores, grossistas, distribuidores e todos aqueles que estejam ligados ao setor, a plataforma surge com a colaboração da empresa Simposium Digital HC.

O lançamento esteve a cargo de Lucília Azevedo Mendes, Chefe de Divisão de Gestão e Autorização de Medicamentos Veterinários que partilhou com os presentes o facto de esta base de dados “ser um sonho antigo” agradecendo à sua equipa todo o esforço.

“Ter uma linguagem comum entre todos os intervenientes será o futuro”. Além de disponibilizar ao utilizador dados relativos a medicamentos veterinários, produtos de uso veterinário e biocidas de uso veterinário, é ainda possível aceder aos respetivos resumos de características do medicamento veterinário (RCMV) e literatura, resumos das características dos produtos de uso veterinário e ainda o sumário das características do produto.

A plataforma encontra-se em constante atualização. “Agradecemos o envio de sugestões, deteção de algumas incorreções ou omissões. Pedimos ajuda aos titulares de AIM’S nesse sentido. Tentaremos manter a base de dados sempre atualizada”. Caso detecte alguma incorreção, pode solicitar informações através do endereço eletrónico medvet@dgav.pt

De salientar que a Medvet inclui todos os medicamentos veterinários autorizados, incluindo os revogados e suspensos “que terão uma marca de água transversal a identificá-los”, reforça Lucília Azevedo Mendes. O grande desafio passará por “utilizar esta base de dados para algo que é o futuro: a prescrição eletrónica”, adianta a responsável.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?