De acordo com a Veterinary Team Brief, numa clínica veterinária esse tipo de comportamentos pode ter um impacto ainda mais negativo: distrair os funcionários ao ponto de prejudicar a saúde dos pacientes. Mas então o que se deve fazer nestas situações?
Segundo a publicação, existe um conjunto de passos que devem ser seguidos para evitar boatos e conversas maliciosas depois da saída de outros funcionários:
1- Dê informação apropriada: Quando a saída de um funcionário for involuntária dê a conhecer a toda a equipa esse facto de forma rápida. No entanto tenha cuidado com o tipo de informação que partilha. Partilhar informações sobre performance, especialmente baseadas em opiniões pessoais, pode ter consequências legais. No caso de esse colaborador ter saído de forma voluntária, anuncie de forma natural o seu próximo projeto e ofereça o seu apoio de forma desencorajar rumores;
2- Mantenha-se positivo: Não fale de forma negativa do funcionário que abandonou a empresa, independentemente das circunstâncias. Uma ‘cultura de fofoca’ começa muitas vezes nas chefias;
3- Dê feedback aos restantes colaboradores frequentemente: Depois de um despedimento é natural que outros colaboradores se sintam inseguros em relação aos seus postos de trabalho. Tente minimizar esse sentimento oferendo feedback e metas claras, para que o seus funcionários saibam se estavam a fazer aquilo que espera deles;
4- Previna novos despedimentos: Contratar e reter os bons funcionários é a chave para o sucesso. Seja seletivo nas contratações e evite ao máximo ter que despedir efetuando, por exemplo, questionários a todos os funcionários para perceber se todos estão motivados.