Quantcast
Animais de Companhia

Veterinários criam cirurgia alternativa para distrofia corneana endotelial

Veterinários criam cirurgia alternativa para distrofia corneana endotelial

Um cão de raça Pointer foi recentemente tratado a uma distrofia corneana endotelial por um grupo de médicos veterinários dos EUA que está a realizar um ensaio clínico para descobrir o gene responsável pela doença nesta raça de cães.

A distrofia corneana endotelial é uma doença que pode resultar em cegueira e dor ocular em cães, uma vez que causa inchaço na córnea. Até aqui, a doença podia apenas ser tratada com recurso a tratamentos paliativos ou a um transplante de córnea, tratamento dispendioso e com elevado risco de complicações pós-operatórias.

O UC Davis Veterinary Medical Teaching Hospital está a conduzir um ensaio clínico que tem por objetivo identificar o genoma associado à doença nesta raça de cães e descobriu um tratamento alternativo para tratar a doença.

A cirurgia alternativa envolve a realização de SKCAHF (superficial keratectomy and conjunctival advancement hood flap), procedimento que dilui a córnea na região em que a cirurgia é realizada.

De acordo com os responsáveis pela inovação, a cirurgia alternativa mostrou resultados “promissores” em nove pacientes, um dos quais era um Pointer.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?