O IFAP introduziu recentemente duas novas ferramentas ao Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA). O objetivo é “melhorar a utilização da base de dados”.
De acordo com o IFAP, “foi reestruturada a aplicação de Registo de Nascimentos de Bovinos” e, por isso, agora é possível registar mais que um nascimento por formulário, acrescentando um conjunto adicional de informações. Foi também revista a articulação com as Associações no que respeita ao Registo de Raças Especiais, através de um sistema de alarmística que informa a Associação no sentido de atuar nos pedidos de registo de animais dessa raça especial.
Por outro lado, foram efetuados dois tipos de correções sobre Movimentação de Bovinos com o objetivo de “corrigir guias que tinham sido eliminadas indevidamente pelo utilizador” e “corrigir guias que tenham animais nas quais o detentor de destino tenha assinalado a ocorrência ‘Não chegou’ e o detentor de origem confirme essa mesma ocorrência. Deste modo, depois de criado, validado e submetido o documento de correção, será criada uma nova versão da guia e esses mesmos animais voltarão ao detentor de origem do movimento”, refere o IFAP.