Não será também importante reconhecer uma boa nutrição como a base de uma saúde plena, à semelhança do que já é tendência na saúde humana? É precisamente sobre esta questão que se debruça Debbie Phillips-Donaldson, Editor-in-Chief do Petfood Industry, num artigo recentemente publicado.
“Eu tenho ouvido muitos profissionais da área da nutrição de animais de estimação a reclamar acerca de todas as informações erradas, especialmente na Internet, sobre os produtos e nutrição para animais. Há uma razão simples para isso: a natureza – e a internet – abomina o vácuo. Os proprietários de animais de estimação estão a pedir informações objetivas e confiáveis que possam aplicar na hora de comprar alimentos e decidir sobre nutrição. Na ausência disso, voltam-se para qualquer coisa que encontram.”
Nos EUA já é obrigatório que os alimentos para animais de estimação possuam a indicação do teor de calorias. No entanto, de acordo com Debbie Phillips-Donaldson, isso é apenas a ponta do icebergue. Os proprietários dos animais, que já estão habituados a analisar rótulos de alimentos para humanos, querem algo de semelhante para os seus animais.
“É absurdo imaginar que talvez um dia possamos ver também nos rótulos dos alimentos para animais as quantidades diárias recomendadas de nutrientes para cães e gatos? Há uma forma de encapsular os Requerimentos Nutricionais para Cães e Gatos numa tabela padronizada nos rótulos?”, questiona.
Apesar de implicar trabalho, gastos e alguma regulação por parte das entidades reguladoras e fiscalizadoras, essa inovação pode inclusive representar uma oportunidade para as empresas produtoras de alimentos para animais de companhia, quer em transparência quer como ferramenta de comunicação com os consumidores, segundo a jornalista.
“Muitos médicos veterinários também estão aquém da curva de conhecimento da nutrição de animais de estimação e das suas necessidades nutricionais. No entanto, eu acredito que cada vez mais veterinários estão a tentar aprender, não só por iniciativa própria, mas também porque estão constantemente a receber esse tipo de questões por parte dos clientes”, conclui.