A World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) publicou recentemente as suas novas guidelines de vacinação de cães e gatos.
De acordo com a organização, este guia não tem como objetivo apresentar regras aplicáveis de forma global à vacinação de cães e gatos, uma vez que “não é possível produzir um conjunto de regras que se apliquem, de forma igual, a cada um dos 80 países membros da WSAVA, uma vez que existem vastas diferenças entre países e regiões geográficas no que diz respeito à presença de doenças infeciosas ou prevalência”.
“Estas guidelines pretendem providenciar aos membros da WSAVA aconselhamento científico e as melhores práticas de vacinação. Cabe às associações nacionais ou às clínicas ler, discutir e adaptar estas regras às suas próprias situações clínicas”, acrescenta.
O guia agora publicado oferece aconselhamento acerca dos tipos de vacina e inclui as melhores práticas de vacinação para cães, gatos e animais em ambiente de canil. Além disso inclui os mais recentes avanços científicos na área, fazendo uma espécie de estado da arte da vacinação.