Quantcast
Investigação

Pessoas obesas têm maior probabilidade de ter cães obesos

Pessoas obesas têm maior probabilidade de ter cães obesos

Os cães obesos ou com excesso de peso têm maiores probabilidades de ter tutores obesos ou com excesso de peso, revela um estudo conduzido por investigadores da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca. De acordo com os autores do estudo, os tutores com excesso de peso têm maior tendência para oferecer recompensas aos seus animais.

Os autores do estudo estudaram 268 cães adultos, na Dinamarca, 20,5% dos quais com excesso de peso ou obesos. Segundo os investigadores, os tutores de cães com peso normal “tendem a usar as recompensas com o objetivo de treinar” os seus animais, contudo, “quando uma pessoa está a relaxar no sofá, partilha a última dentada de uma sanduíche ou uma bolacha com o seu cão”, razão pela qual, de acordo com o estudo, a prevalência de cães com excesso de peso é duas vezes maior no caso dos tutores com excesso de peso do que nos tutores com um peso normal.

 

Além disso, o estudo revela que os cães castrados têm maior probabilidade de ser obesos ou ter excesso de peso, uma relação que não se verificou no caso das cadelas esterilizadas.

A obesidade em animais de companhia está em rota de crescimento. Nos países ocidentais, entre 20 a 59% dos cães têm excesso de peso ou são obesos.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?