Quantcast
Felinos

ISFM divulga guidelines para tratamento e diagnóstico da doença renal crónica em felinos

gato no veterinário veterinária

A International Society of Feline Medicine (ISFM) reuniu recentemente um painel de especialistas, entre médicos veterinários e académicos, para criar um guia dos procedimentos de diagnóstico e tratamento que devem ser utilizados na doença renal crónica em felinos. O resultado foi o ‘ISFM Consensus Guidelines on the Diagnosis and Management of Feline Chronic Kidney Disease’, documento que se debruça sobre os aspetos mais importantes da doença que afeta mais de um terços dos gatos com mais de dez anos de idade.

A doença renal crónica em felinos é caracterizada por sintomas como náuseas, vómitos, anemia, hipertensão e infeções no trato urinário, contudo a doença não é simples de diagnosticar, com os sinais e sintomas que diferem entre os pacientes.

Precisamente para simplificar o diagnóstico e acelerar o tratamento da doença, a ISFM decidiu criar um guia que, além de recomendações para os médicos veterinários que tratam pacientes com a doença, contém várias abordagens para a gestão e tratamento da patologia, como conselhos acerca da alimentação que estes gatos devem adotar.

Consulte o documento.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?