Quantcast
Animais de Companhia

Incluir ácidos da família ómega 3 na dieta dos cães aumenta sensibilidade das células tumorais

Concentrado de plaquetas pode ajudar a tratar lesões articulares em cães

A adição de um ácido gordo da família dos ómega 3 na dieta dos cães pode aumentar a sensibilidade das células tumorais. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica Biochemical and Biophysical Research Communications.

“O linfoma é um dos tumores hematopoiéticos mais habituais em cães e em pessoas. Os quimioterapêuticos como a ‘vincristina’ ou a ‘doxorrubicina’ são tratamentos habituais nos casos de linfoma, no entanto as taxas de cura não são muito elevadas devido às resistências a estes fármacos pelas células tumorais”, explica o estudo.

O estudo*, realizado por investigadores dos EUA, da Índia e de Espanha, teve como objetivo determinar a capacidade do ácido estearidónico (SDA) para melhorar a sensibilidade das células tumorais de linfomas caninos face à ‘vincristina’ ou à ‘doxorrubicina’.

A atividade da SDA baseia-se na capacidade que tem para inibir a função da P-glicoproteína das células tumorais e segundo aquilo que os investigadores observaram, este ácido consegue bons resultados sem chegar a alcançar concentrações tóxicas para as células do animal, podendo ser utilizado como suplemento alimentar para melhorar a eficiência dos tratamentos.

* Pondugula SR, Ferniany G, Ashraf F, Abbott KL, Smith BF, Coleman ES, Mansour M, Bird RC, Smith AN, Karthikeyan C, Trivedi P, Tiwari AK. Stearidonic acid, a plant-based dietary fatty acid, enhances the chemosensitivity of canine lymphoid tumor cells. Biochem Biophys Res Commun. 2015 Apr 3. pii: S0006-291X(15)00607-5. doi: 10.1016/j.bbrc.2015.03.141.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?