medicina veterinária

Falta de recursos e acessibilidade: as principais barreiras no acesso aos veterinários

Falta de recursos e acessibilidade: as principais barreiras no acesso aos veterinários

O preço dos serviços médico-veterinários, a falta de recursos financeiros e a acessibilidade são as principais barreiras que impedem os norte-americanos de recorrer a tratamentos médico-veterinários. A conclusão é de um estudo recentemente publicado pela Associação Americana de Medicina Veterinária (AVMA) e que revela que as limitações financeiras levam os tutores de animais de companhia a tomar decisões contra os melhores interesses de saúde e bem-estar dos animais.

O estudo mostra também que, além das limitações financeiras, a fraca acessibilidade a este tipo de serviços, decorrente da distância geográfica, é uma barreira ao tratamento dos animais.

Para resolver este problema, a AVMA lançou recentemente a ‘Iniciativa para o Acesso a Tratamentos Veterinários’, um plano de ação com quatro propostas para melhorar o debate acerca do acesso a cuidados médico-veterinários.

De acordo com a associação é preciso desenvolver e melhorar as orientações clínicas para, assim, garantir uma utilização eficiente dos recursos médicos veterinários e reduzir os custos dos serviços sem pôr em causa a qualidade do tratamento. A AVMA diz que estas orientações devem oferecer informação sobre as diferentes opções de intervenção e resultados esperados.

Além disso, a associação sugere a promoção de práticas que estejam baseadas na evidência; a criação de uma rede de investigação em medicina veterinária que permita melhorar os cuidados prestados; e um plano de comunicação que integre todas estas iniciativas e que permita promover uma relação entre todas as partes interessadas, desde os tutores às clínicas.