Ter animais de estimação pode ser um fator de promoção de um desenvolvimento saudável em crianças e adolescentes. A conclusão é de um estudo publicado por investigadores da Universidade de Liverpool e que indica que, além de equilíbrio emocional, possuir uma animal de estimação durante a infância pode ser benéfico para a edução das crianças.
De acordo com o MRCVS online, as crianças e adolescentes com animais de estimação têm tendência a ter uma autoestima mais elevada, melhores competências sociais e têm menos probabilidades de se sentirem sozinhas. O estudo revela ainda que o impacto de ter um animal de estimação na autoestima é mais elevado em crianças com menos de seis anos de idade e em pré-adolescentes e adolescentes.
Rebecca Purewal, investigadora responsável por liderar o estudo, refere que “geralmente, os cães e os gatos são considerados como os melhores prestadores de apoio social, talvez devido ao elevado nível de interação e reciprocidade face a outros animais de estimação. Tanto nas culturas ocidentais, como não ocidentais os animais de estimação podem agir como uma forma de apoio psicológico, ajudando os jovens a sentirem-se bem em relação a si próprios e proporcionando uma boa imagem de si próprios”.
Os autores deste estudo referem também que existe ainda pouca informação sobre esta área e que é preciso investigação adicional para perceber de que forma possuir um animal de estimação durante a infância pode ajudar no desenvolvimento das crianças.