Quantcast
animais domésticos

Animais domésticos oferecem pistas sobre novas doenças

Doenças infecciosas em cães e gatos estão a aumentar

Uma investigação conduzida na Universidade de Liverpool sugere que os animais domésticos podem ajudar a dar pistas sobre a emergência de novas infeções e doenças transmissíveis entre humanos e animais.

De acordo com o estudo, o número de parasitas e patogénicos partilhados entre humanos e animais está relacionado com o período de domesticação dos animais. Gado e cães e gatos podem vir a providenciar as pistas necessárias para perceber a emergência de novas doenças.

Nos cães, domesticados há cerca de 17 mil anos, os cientistas descobriram que existem cerca de 71 parasitas e patogénicos partilhados com os humanos. A epidemiologista Marie McIntyre, uma das cientistas que participou no estudo, refere que “não temos conhecimento suficiente acerca da forma como as novas doenças passam de animais selvagens para humanos. Este estudo mostra que os animais domésticos podem desempenhar um papel muito importante nesse processo e que estas doenças têm sido partilhadas desta forma há milhares de anos”.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?