Quantcast
 

Alergias são as dermatoses mais comuns nos felinos

Advantage® com eficácia comprovada há mais de dez anos

Um estudo* realizado na Universidade de Cornell para descobrir os problemas de pele mais comuns nos felinos revelou que as alergias estão no topo da lista das principais dermatoses.

O estudo tinha ainda como objetivo perceber quais as raças de gatos que apresentavam mais problemas de pele. Para isso foram analisados registos médicos de cerca de 1400 gatos com diagnósticos dermatológicos feitos naquela Universidade.

Foram ainda comparadas a idade, sexo e raça dos casos tratados, e ficou concluído que as 10 dermatoses mais comuns são: alergia (15,8%), dermatite atópica (10,3%), foliculite bacteriana/furunculose (10%), sarna otodéctica (6,1%), infestação de pulgas (5,2%), acne felina (3,9%), alergia a picadas de pulga (3,7%), reação cutânea adversa a medicamentos (3,0%), complexo granuloma eosinofílico (2,9%) e abcessos (2,7%).

 

As alergias, de todos os tipos, representam 32,7% de todas as dermatoses dos felinos. Os gatos com menos de dois anos de idade e as fêmeas foram sub-representados no número de casos dermatológicos.

*Scott DW, Miller WH, Erb HN. Feline dermatology at Cornell University: 1407 cases (1988-2003). J Feline Med Surg. 2012 Nov 27.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?