Quantcast
Animais errantes

40 mil animais errantes recolhidos em 2017

40 mil animais errantes recolhidos em 2017

Em 2017 foram recolhidos cerca de 40 mil cães e gatos errantes em Portugal, de acordo com os mais recentes dados da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Segundo os dados, a região Norte foi onde mais animais foram recolhidos, num total de 14 531 animais. A DGAV revela ainda que em 2017 foram adotados 16 144 animais, eutanasiados 11 819, esterilizados 8 873 e vacinados 98 266.  O Alentejo e o Algarve foram as regiões com menos animais adotados, com 649 e 780, respetivamente.

 

Em 2016 foi aprovada uma normativa para colocar um ponto final nos abates de animais em canis municipais. Contudo, a sua implementação está longe de estar concluída. Recentemente, 153 associações de proteção animal portuguesas uniram-se para exigir mais fundos para que as autarquias possam realizar as esterilizações de animais exigidas pela lei, que veio proibir o abate de animais nos canis e gatis.

De acordo com as associações, sem um programa de esterilização de âmbito nacional, a lei aprovada em agosto de 2016 e que proíbe os abates de animais nunca sairá do papel. “Sabendo-se que a maior parte das câmaras nada tem feito para reduzir a sobrepopulação animal, entendem as associações signatárias que é imperioso que a Assembleia da República crie as condições necessárias à execução de uma Lei da República que votou por unanimidade”, referem os responsáveis pela Campanha de Esterilização de Animais Abandonados em comunicado.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?