Em 2017 nasceram em Portugal cerca de 250 mil gatos e 190 mil cães, com uma esperança média de vida de 15 anos. Cerca de 16% da população total de gatos em Portugal e cerca de 9% dos cães tem até um ano de idade. Estes dados são da Royal Canin, que garante que estes nascimentos são uma “oportunidade de negócio para o canal especializado”.
“Mais de 90% dos novos tutores afirmam que os alimentos para gatinhos e cachorros deviam estar numa secção própria, de acordo com dados de um estudo feito a compradores no Reino Unido”, revela a Royal Canin.
De acordo com a marca, as lojas especializadas e os veterinários devem “dar visibilidade às secções de alimentação Puppy e Kitten, ideais para suportar o sistema imunitário e a promover uma digestão segura em cachorros e gatinhos, respetivamente, nas várias fases de crescimento, desde o desmame até aos 12 meses de idade.”
María Ángeles Toscano, diretora de Corporate Affairs da Royal Canin Ibéria, sublinha que “os gatinhos e os cachorros são a grande oportunidade de negócio para o canal especializado, pois além de ser uma população que se renova todos os anos, é nesta fase que tendencialmente os tutores estão mais predispostos para procurar o alimento adequado a cada fase de crescimento do seu animal de estimação. Assim a Royal Canin recomenda aos canais de venda especializados a dar particular destaque aos produtos destinados aos animais mais jovens.”