Quantcast
Produtos

Virbac lança novo tratamento para tumores de pele caninos

Investigadores estudam efeitos a longo prazo do parvovírus canino

A Virbac acaba de lançar na Europa um novo tratamento para o tratamento de mastocitomas não metastáticos em cães. A solução injetável “revolucionária”, de nome STELFONTA®, vem complementar os tratamentos orais e cirúrgicos atualmente disponíveis e, segundo fonte da farmacêutica, “um único tratamento é habitualmente suficiente para destruir completamente o tumor em 75% dos casos observados”.

A nova solução injetável foi desenvolvida em parceria com a empresa QBiotics e promete ser especialmente útil no tratamento de tumores de difícil resolução cirúrgica por culpa da sua localização, como nas extremidades dos membros ou articulações. Com tiglato de tigilanol, um éster de forbol extraído da semente de um arbusto presente na floresta tropical da região norte de Queensland, Austrália – Fontainea picrosperma -, é um tratamento tumoral direcionado que não requer medicação a longo prazo ou anestesia geral, permitindo, segundo a Virbac, preservar a qualidade de vida do animal.

Os mastocitomas são a forma mais comum de cancro de pele em cães, sendo responsáveis por 16% a 21% dos tumores cutâneos, e provocam muitas vezes um nódulo sob ou na superfície da pele. Os tratamentos atuais, como a cirurgia ou quimioterapia, requerem o uso repetido de medicação e anestesia, o que pode ser contraindicado para alguns animais – é esta lacuna que a Virbac pretende colmatar.

“Este tratamento simples e inovador assegura uma elevada taxa de eliminação do tumor, uma rápida cicatrização e um retorno rápido a uma boa qualidade de vida do animal. Nos casos estudados [123 cães], o tumor foi eliminado em sete dias e a cicatrização foi observada em mais de 95% dos casos, sem efeitos adversos significativos no cão”, disse Christelle Navarro, diretora do Departamento Médico e Marketing Global da Virbac.

Virbac Oncology Summit

Com o objetivo de “partilhar os dados científicos mais recentes em mastocitomas caninos e fazer evoluir a medicina veterinária”, anunciou fonte da farmacêutica em comunicado, a Virbac vai ainda organizar a primeira Virbac Oncology Summit em abril de 2020.

O evento vai reunir cerca de 250 médicos veterinários de todo o mundo para um programa científico com o apoio de especialistas em oncologia veterinária.

Alguns dados sobre a Virbac:

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?