Quantcast
Animais de Companhia

Obesidade acelera envelhecimento de cães e gatos

Uma epidemia de obesidade entre os animais de companhia está a contribuir para o aumento de morbilidade e mortalidade, especialmente nas populações geriátricas, explica o Portal Veterinaria. Algumas pesquisas indicam que aproximadamente 20% a 24% dos gatos e 15% a 17% dos cães têm 11 anos ou mais, qualificando-os como idosos.

A disfunção metabólica relacionada com a obesidade é notavelmente semelhante à que se desenvolve no envelhecimento normal, e a obesidade pode efetivamente ser uma forma de envelhecimento acelerado. Mas como combater este fenómeno? Existem algumas ferramentas:

  • Evitar a sobrealimentação – Estudos a longo prazo em muitas espécies, incluindo cães, mostraram que a redução da ingestão calórica e a manutenção de uma condição corporal saudável retarda o envelhecimento e prolonga significativamente a vida do animal;
  • Aumentar o exercício físico controlado – O exercício influencia a disfunção metabólica que acompanha o envelhecimento de muitas formas benéficas, aumentando a saúde e reduzindo o risco de morte por condições relacionadas com a idade. Não há evidências sobre o tipo e quantidade ideal de exercício mais benéfico para cães e gatos.
 

O Portal Veterinaria nota ainda que existem evidências de que os médicos veterinários podem ajudar os tutores a reduzir o peso e aumentar a atividade dos seus animais de companhia.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?