A expansão da Meevet para um espaço físico foi impulsionada pela necessidade de proporcionar um acompanhamento mais completo e contínuo aos animais de companhia da região, já que, em algumas situações, o atendimento ao domicílio enfrentava limitações.
O novo Centro de Atendimento Médico-Veterinário, inaugurado em novembro, em Salvaterra de Magos, vai manter o seu atendimento ao domicílio, mas oferece agora uma nova diversidade de serviços e valências aos tutores e pacientes.
A VETERINÁRIA ATUAL conversou com a diretora clínica, Ana Carvalho, sobre o novo projeto, que visa oferecer à região um atendimento ainda mais abrangente, com a possibilidade de expansão para um futuro hospital veterinário.
O que levou a Meevet a expandir os seus serviços e abrir o seu primeiro espaço físico?
Já prestávamos serviços veterinários ao domicílio anteriormente, no entanto, apesar das várias vantagens deste tipo de modalidade (redução do stress e da ansiedade dos animais nas deslocações e nas mudanças de ambiente; maior conforto e conveniência, sobretudo, em casos paliativos e de mobilidade reduzida; redução do risco de contágio com agentes infeciosos), sentimos a necessidade de alargar a nossa oferta de serviços.
Frequentemente, deparávamo-nos com várias limitações, nomeadamente em casos que exigiam uma investigação de diagnóstico mais célere, ou que requeriam exames radiográficos ou mesmo cirurgia. Queríamos oferecer um acompanhamento contínuo e mais completo aos nossos pacientes e, com essa premissa, nasceu a vontade de abrir o nosso primeiro espaço físico.
Os serviços veterinários ao domicílio vão continuar? Há quanto tempo já exerciam esta modalidade?
Começámos a prestar serviços veterinários ao domicílio, em Salvaterra de Magos e arredores, há cerca de três anos, quando nos mudámos para esta região do Ribatejo.
Nessa altura, deparámo-nos com uma grande procura deste tipo de serviços na zona – sobretudo por parte de famílias com vários animais, cães de grande porte, animais mais ansiosos ou mesmo tutores sem transporte próprio – e pouca oferta, o que nos motivou a dar início ao projeto.
Os serviços veterinários ao domicílio vão continuar, sem dúvida, por todas as razões que nos levaram a iniciar esta modalidade e porque queremos continuar a oferecer um serviço personalizado, que promova o conforto e a tranquilidade de animais e tutores e o ambiente familiar durante as consultas.
  Queríamos oferecer um acompanhamento contínuo e mais completo aos nossos pacientes e, com essa premissa, nasceu a vontade de abrir o nosso primeiro espaço físico.
Que áreas clínicas/especialidades estarão em destaque no novo espaço?
Na clínica dispomos de consultas de diagnóstico e medicina preventiva, nutrição, medicina interna, cirurgia de tecidos moles e ortopédica, imagiologia (radiologia, ecografia e ecocardiografia), eletrocardiografia e laboratório de análises clínicas (hematologia, bioquímicas, biomarcadores e análises hormonais). O interesse e a formação da nossa equipa incidem, sobretudo, na área da medicina interna e da imagiologia.
Com a inauguração do novo espaço físico, que novos serviços e equipamentos estarão disponíveis para tratamento ou exame dos pacientes?
Sim, com a abertura do novo espaço físico, conseguimos aumentar as nossas valências e oferecer uma maior diversidade de serviços que, anteriormente, não estavam disponíveis, nomeadamente, exames de imagem, cirurgia, incubadora e recobro. Paralelamente, também conseguimos disponibilizar resultados analíticos com muito mais rapidez, graças à implementação dos equipamentos laboratoriais.
Vamos ter um laboratório de análises completo, com hematologia, máquina de bioquímicas, ionograma, biomarcadores, gasimetria e hormonas, microscópio ótico e colorações citológicas; equipamento de Raio-X e ecógrafo; sala de cirurgia com equipamento de anestesia volátil e incubadora.
Com a abertura do novo espaço físico, conseguimos aumentar as nossas valências e oferecer uma maior diversidade de serviços que, anteriormente. não estavam disponíveis.
Como é composto o corpo clínico do novo espaço da Meevet?
O corpo clínico da Meevet é composto por uma médica veterinária e diretora clínica e duas auxiliares de veterinária. Conta também com uma equipa externa de três médicos veterinários, sendo que, no próximo ano, já perspetivamos aumentar a equipa integralmente.
Que resposta querem dar aos tutores e como se pretendem posicionar no atendimento da clínica?
Queremos prestar serviços veterinários de excelência, cujo foco incide na prevenção, diagnóstico e tratamento personalizado, tendo sempre como alicerce uma medicina preventiva e baseada na evidência, respeitando as necessidades de cada animal.
A nossa missão passa por proporcionar uma vida mais saudável e feliz para os nossos pacientes, com especial zelo no cuidado e acompanhamento do seu percurso.
Queremos prestar serviços veterinários de excelência, cujo foco incide na prevenção, diagnóstico e tratamento personalizado.
Tendo isso em conta, o nosso objetivo e o grande pilar do nosso trabalho sempre incidiram na construção de uma relação de proximidade e comunicação com os nossos clientes e pacientes, pois acreditamos que, cada vez mais, os tutores devem assumir a responsabilidade na promoção da saúde e bem-estar dos seus animais, a par de qualquer elemento da sua família.
Desta forma, o nosso trabalho passa, sobretudo, por uma abordagem que se estende à esfera familiar, visando a inclusão, educação e consciencialização dos tutores na saúde e qualidade de vida dos seus animais.
Podemos dizer que pretendemos ser o “médico de família”, no sentido em que queremos prestar um acompanhamento próximo, integral e contínuo aos nossos pacientes, bem como às suas famílias. Queremos trabalhar com padrões que favoreçam a formação de uma relação de confiança entre médico veterinário-tutores-animais, para que possamos ser uma referência de segurança e apoio para as famílias dos nossos pacientes.
Acreditamos que este vínculo favorece uma abordagem mais personalizada, completa e assertiva no diagnóstico e tratamento, para além de fomentar uma melhor integração dos tutores na saúde e bem-estar dos seus animais.
De que forma pretendem apoiar a saúde animal da comunidade local, além das consultas e tratamentos oferecidos?
Temos algumas ideias que gostávamos de colocar em prática, nomeadamente, promover workshops informativos (dicas e conselhos de saúde animal, profilaxias, etc.) na clínica ou em espaços públicos da nossa comunidade, em parceria com outras entidades, assim como desenvolver campanhas de esterilizações e de sensibilização para determinadas patologias (como é o caso da Dirofilariose, muito comum nesta região).
A nossa missão passa por proporcionar uma vida mais saudável e feliz para os nossos pacientes, com especial zelo no cuidado e acompanhamento do seu percurso.
Quais são as expectativas da Meevet relativamente ao seu impacto na saúde animal em Salvaterra de Magos?
Estamos confiantes de que terá um impacto bastante positivo. Ao longo destes anos de serviços veterinários ao domicílio, temos apostado numa comunicação contínua e assertiva, reforçando, sobretudo, a importância da medicina preventiva e da profilaxia. Estas são, sem dúvida, duas lacunas que ainda existem, frequentemente, na região onde nos encontramos.
Com a clínica, prevemos conseguir abranger um público-alvo mais extenso e dar seguimento a esta missão de forma mais eficaz. Acreditamos que iremos conseguir mudar mais mentalidades em prol de cuidados de saúde mais dignos e responsáveis.
Que canais de comunicação pretendem investir para se aproximarem do vosso público-alvo?
Sim, temos investido numa presença mais ativa nas redes sociais (LinkedIn, Facebook e Instagram), o que nos permite comunicar de forma mais contínua e eficaz com o nosso público-alvo.
Podemos dizer que pretendemos ser o “médico de família”, no sentido em que queremos prestar um acompanhamento próximo, integral e contínuo aos nossos pacientes, bem como às suas famílias.
Como projetam a clínica daqui a 5 anos?
Vamos trabalhar e dar o nosso melhor, de forma a podermos cumprir todos os nossos objetivos e prestar serviços veterinários de excelência. As nossas expectativas para daqui a 5 anos são positivas, esperamos conseguir ser considerados uma clínica de referência na nossa comunidade, com uma equipa unida e multidisciplinar.
Gostamos de nos manter otimistas e acreditar que, daqui a 5 anos, muitos mais tutores da região encarem os cuidados de saúde animal e a aposta na medicina preventiva como uma prioridade.
Outro dos nossos objetivos será tornar a clínica num espaço mais sustentável. Atualmente, já dispomos de luzes LED e contentores de reciclagem para todos os materiais, consciencializamos frequentemente a equipa para a redução de desperdícios e tentamos reduzir as impressões, dando preferência ao envio digital de documentos (faturas, etc.).
Temos ainda várias ideias para o futuro, nomeadamente, a expansão para um hospital veterinário, uma vez que este tipo de serviço 24h só existe num raio superior a 30 km.
Temos ainda várias ideias para o futuro, nomeadamente, a expansão para um hospital veterinário, uma vez que este tipo de serviço 24h só existe num raio superior a 30 km. Consideramos que esta é uma necessidade urgente para a nossa região, visando atender à crescente procura por serviços veterinários de urgência e oferecer um serviço completo para o bem-estar dos animais locais. Este é, sem dúvida, um projeto para o futuro, que decerto teria um impacto bastante positivo na comunidade e no cuidado animal.
Veja aqui a galeria de fotos: