A Access VetMed, que representa a indústria de medicamentos veterinários genéricos na Europa, anunciou que a tendência de crescimento do negócio na Europa se mantém, revelou o relatório anual de atividades de 2023 da associação.
Os dados, recolhidos junto dos seus 27 membros através de um inquérito, confirmam também um crescimento contínuo do emprego e das vendas destas empresas para países fora da União Europeia (UE), que foram 4% superiores às do último exercício.
As empresas integradas na Access VetMed geraram mais de 2.400 milhões de euros (mais 10% do que em 2022) e geraram mais de 8.600 empregos diretos na UE (8.200 no ano passado), representando 45% de todas as autorizações de introdução no mercado de medicamentos veterinários genéricos na Europa.
Já as vendas médias por empresa também aumentaram, passando dos 86 milhões de euros, em 2022, para os 91 milhões de euros em 2023.
De acordo com o presidente da Access VetMed, Xavier Molins, “os dados destacam a força e também o potencial da nossa indústria na Europa”.
Como potenciais ameaças ao setor que representa, a associação aponta a complicada situação geopolítica e as dificuldades enfrentadas pelos seus membros, por vezes pequenas empresas, no cumprimento dos requisitos e da burocracia exigidos pelas alterações legislativas na UE.
“O impacto económico das questões de conformidade tem, em muitos casos, se refletido no encolhimento dos portfólios de produtos da indústria de medicamentos veterinários, especialmente nas empresas mais pequenas”, afirmou Xavier Molins.
A Access VetMed, anteriormente denominada como European Generic Veterinary Products Group (EGGVP), foi criada em 2002 com o objetivo de representar os interesses da indústria de medicamentos veterinários genéricos na Europa. Com o tempo, ele evoluiu para se tornar um dos principais defensores desse setor. Atualmente, a associação é composta por 27 empresas associadas envolvidas na produção de medicamentos veterinários genéricos e de valor agregado em vários países europeus, incluindo mercados mais pequenos.