Quantcast
Branded Content

“Podermos contar com um centro especializado em patologia com patologistas diplomados é uma segurança que mostra frutos na gestão de todos os casos”

O Vedis é um laboratório veterinário exclusivamente dedicado a patologia, com patologistas especialistas diplomados (europeus ou americanos) e que tem um conceito inovador de subdivisão por áreas de diagnóstico.

 

Que papel assume o laboratório Vedis no sentido de ajudar a facilitar o trabalho de diagnóstico dos clínicos e como se repercute na rotina das clínicas e hospitais veterinários?

Num contexto clínico, que cada vez mais se reveste de uma grande pressão para se efetuar um diagnóstico preciso e célere, a falta de segurança num diagnóstico de um patologista pode dificultar a abordagem clínica, elevar os custo para os tutores com necessidade de segundas opiniões, e gerar stress ao veterinário, que se vê em mãos com um caso que não se correlaciona com o seu paciente ou que não responde às suas questões. Relatórios incompletos ou mesmo com diagnósticos errados afetam negativamente a capacidade de tratar os animais. De facto, estão descritas taxas de erro significativas na leitura de peças histológicas, que rondam os 20% em neoplasias caninas e que podem chegar aos 50% em casos de biópsias intestinais caninas e felinas.

 

Esta exigência do mercado obriga, por consequente, a uma maior especialização dos serviços. Podermos contar com um centro especializado em patologia com patologistas diplomados é uma segurança que mostra frutos na gestão de todos os casos, melhorando a qualidade do serviço que o veterinário pode providenciar ao animal. Num mercado em que o ritmo de trabalho é sempre cada vez mais exigente, ter um diagnóstico seguro não só permite a melhor abordagem para os seus pacientes, mas também tranquiliza os veterinários.

Considera que a graduação dos patologistas é uma mais-valia para a assertividade dos diagnósticos?

 

A graduação dos nossos patologistas (diploma europeu ou americano) é a mais elevada e exigente que existe a nível internacional, e é unanimemente reconhecida como uma garantia de qualidade.

Além de contar com um corpo de patologistas diplomados, o Vedis efetua uma subdivisão dos casos de acordo com diversas áreas de diagnóstico. Dentro de cada área, contamos com patologistas com vasta experiência, muitos deles referências internacionais e co-autores de guidelines internacionais de diagnóstico. É uma dupla segurança, verdadeiramente inovadora em Portugal e pouco frequente a nível internacional, que permite uma maior qualidade no serviço que oferecemos.

 

Do ponto de vista logístico, como é articulada a relação entre o laboratório e o clínico?

O laboratório assegura a logística de envio das amostras para análise. Os pedidos de recolhas podem ser realizados por email, telefone ou Whatsapp, estando a nossa equipa do Contact Center disponível de 2ª a 6ª das 9-20h. Alternativamente, dispomos de um portal online no qual os clientes podem realizar o pedido de material e o agendamento de recolhas para a data de interesse.

As amostras serão recolhidas por uma transportadora certificada ou estafeta próprio e garantimos a rastreabilidade e segurança da amostra durante todo o processo.

As requisições dos exames podem ser realizadas num formulário próprio do Vedis que pode ser enviado para o laboratório a acompanhar a amostra ou podem ser realizadas na plataforma de cliente online. A plataforma permite acompanhar o estado dos exames e consultar os relatórios dos mesmos.

Áreas de diagnóstico disponíveis no laboratório

O Vedis é um laboratório diferenciado em patologia que dispõe das seguintes áreas de diagnóstico: citologia, histopatologia, imunocitoquímica, imunohistoquímica e patologia molecular.

Para que cada caso seja avaliado pelo especialista com o know-how específico, procedemos à distribuição de acordo com a área de subespecialidade correspondente à origem das amostras. Por exemplo, biópsias endoscópicas digestivas serão direcionadas a um especialista em patologia gastrointestinal, biópsias musculares ao especialista em tecidos moles, etc. As subespecialidades estão organizadas de acordo com os sistemas orgânicos ou a espécie do animal:

  • Sistema linfático
  • Dermatopatologia
  • Glândula mamária
  • Sistema gastrointestinal
  • Sistema cardíaco
  • Cavidade oral
  • Sistema reprodutor
  • Sistema respiratório
  • Sistema nervoso
  • Sistema urinário
  • Sistema endócrino
  • Olho e anexos
  • Tecidos moles, osso
    e cartilagem
  • Animais exóticos e selvagens
  • Equinos

Este é um artigo BRANDED CONTENT PUBLICAÇÕES VET

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?