A Portugal Insect organizou a quarta edição das comemorações do Dia Mundial do Inseto Comestível (que se celebra a 23 de outubro), no Porto de Leixões, a 27 de outubro. O evento deu palco às empresas associadas para sessões técnicas relativas à produção e transformação de insetos, como a Portugal Bugs, a Tecma Foods e a The Tomorrow Company.
O CEO da Tecma Foods, Vasco Esteves, iniciou o programa das sessões técnicas com a apresentação da “Produção de Insetos – Tenébrio molitor”. Na sessão, o responsável demonstrou todo o processo produtivo deste inseto, também conhecido como larva da farinha.
Depois, iniciou-se o “Workshop: Utilização de insetos em produtos alimentares” liderado pelo CEO da Portugal Bugs e presidente da Portugal Insect, Guilherme Pereira. Nesta sessão foi apresentada uma prova cega de três espécies de insetos processados em farinha e uma degustação de um conjunto de produtos confecionados com farinha de inseto.
Já nas sessões da tarde foram apresentados os temas “Transformação e utilização de insetos em produtos alimentares”, por Guilherme Pereira, e “Perspetivas internacionais do setor dos insetos como fonte nutricional”, proferida pelo responsável do projeto CircleFly na The Tomorrow Company, Fábio Carvão.
Nestas sessões foram discutidos temas como o posicionamento dos produtos derivados de inseto no mercado, nacional e internacional.
A Portugal Insect pretende desenvolver outros eventos temáticos formativos destinados a empreendedores que pretendam iniciar a atividade de produção e processamento de produtos derivados de inseto.