O grupo Ruminant Health and Welfare (RH&W), que tem como foco lidar com doenças endémicas do setor dos ruminantes no Reino Unido, estabeleceu quatro prioridades para o setor nos próximos dois anos, noticia o portal Vet Times. As quatro áreas são:
- Síndromes e doenças prioritárias
- Doenças de grande impacto, mas com pouca predominância
- Oportunidades de bem-estar
- Futuros sistemas agrícolas
O presidente da RH&W, Nigel Miller, afirmou que “a lista inicial de potenciais prioridades se baseou fortemente em doenças que têm maior impacto na eficiência de carbono, um indicador próximo para a eficiência da produção”.
“O processo de desenvolvimento acrescentou várias outras, algumas das quais de menor predominância, mas importantes para algumas regiões e setores”, acrescenta.
Plano de ação
O RH&W, que foi lançado no final do ano passado, está a trabalhar numa estratégia para abordar problemas de produção, incluindo o impacto de uso de antibióticos e as emissões de gases de efeitos de estufa.
Miller afirma que “no desenvolvimento de um plano de ação, as opiniões daqueles que trabalham diretamente com ovinos e bovinos serão um foco primordial, e serão selecionadas intervenções para proporcionar ganhos significativos ou acrescentar valor às iniciativas existentes”.
“O compromisso é equilibrar tanto a agenda como o tempo do grupo para garantir níveis de atividade semelhantes nos setores ovino e bovino, ao mesmo tempo que apoia outras espécies ruminantes de produção”, acrescenta o responsável.

