Equinos

Animal Health Trust disponibiliza análise gratuitas para confirmar diagnósticos de gripe equina

Animal Health Trust disponibiliza análise gratuitas para confirmar diagnósticos de gripe equina

O Animal Health Trust (AHT), instituição veterinária do Reino Unido, está a processar, de forma gratuita, análises laboratoriais para confirmar diagnósticos de gripe equina. A medida surge como resposta ao surto de gripe equina que tem afetado cavalos um pouco por toda a Europa.

De acordo com o laboratório, foram já confirmados dois surtos de gripe equina na região de Suffolk, no Reino Unido, um dos quais afetou seis cavalos que não estavam vacinados contra a gripe e dois cavalos que tinham sido vacinados contra a gripe.

O AHT lançou já um aviso para que os proprietários e tratadores estejam atentos aos sinais clínicos da doença, nomeadamente tosse, corrimento nasal, letargia e febre. A instituição lembra ainda que o vírus é transmitido de cavalo para cavalo, sendo que tem a capacidade de disseminar através do ar e por longas distâncias.

Para além disso, a gripe equina não tem ainda tratamento específico, uma vez que a utilização de retrovirais usados para a gripe humana não são eficazes nos equinos. Ainda assim, sabe-se já que a vacinação contra a gripe equina é eficaz para prevenir a infeção e reduzir a intensidade dos sinais clínicos.