A Rede de Vigilância Veterinária de Pequenos Animais (SAVSNET) confirmou oficialmente a identificação de um surto de vómitos em cães no Reino Unido.
Os casos reportados a várias clínicas veterinárias em todo o país têm sido cerca do dobro da quantidade normal.
“Estamos a trabalhar para investigar o surto com a médica veterinária de Liverpool, Danielle Greenberg, que tem visto um aumento recente de casos suspeitos”, refere fonte da Rede de Vigilância Veterinária de Pequenos Animais em comunicado, citado pela publicação Vet Times.
“Com base na análise estatística feita por colegas da Universidade de Lancaster, é evidente que o padrão atual de doença gastroentérica em cães está fora do normal e, portanto, podemos chamá-lo de surto”, afirma a mesma fonte, acrescentando que “dados em tempo real de laboratórios colaboradores sugerem fortemente que patógenos, como parvovírus e salmonela, não estão envolvidos”.
A rede solicitou, com urgência, mais amostras para testes microbiológicos, por forma a identificar a causa do vómito e pediu aos veterinários que os contactem se tiverem possibilidade de realizar a recolha e envio de amostras de rotina.
Os médicos veterinários, enfermeiros e proprietários que veem casos que consideram suspeitos estão ainda a preencher um questionário online, através deste link.